
De acordo com uma nova sondagem da Ipsos-Reid, divulgada na quarta-feira, os três principais partidos provinciais estão praticamente empatados. Hoje tem lugar a votação que vai definir os vencedores e os derrotados da eleição provincial do Ontário.
A sondagem online de 1.191 moradores selecionados aleatoriamente determinou que Kathleen Wynne e os Liberais têm o apoio de 33 por cento dos eleitores, em comparação com 31 por cento para Tim Hudak e os Conservadores, 30 por cento para Andrea Horwath (NDP) e 5 por cento para todos os outros partidos, incluindo Mike Schreiner e “Os Verdes”.
O NDP subiu quatro pontos em relação a uma sondagem divulgada no dia 6 de junho, enquanto que os Conservadores caíram quatro pontos e os Liberais perderam dois pontos.
Quando comparado com outra sondagem divulgada no início da campanha, o contraste é mais evidente com os Conservadores com menos seis pontos, e os Liberais e NDP com mais dois pontos cada.
No entanto, nem tudo são más notícias para Tim Hudak e o partido PC. Como tem sido o caso durante toda a campanha, Hudak goza de uma vantagem quando se trata do compromisso dos seus apoiantes em realmente ir às urnas, com 36 por cento das pessoas a garantirem que “só uma emergência imprevista” iria impedi-los de votar nos Tories, em comparação com 30 por cento para ambos os Liberais e o NDP.
Entretanto, e seguindo a tendência de alta para os Novos Democratas, Andrea Horwath surgiu como a escolha preferida para primeiro-ministro, com 38 por cento dos entrevistados a afirmar que a líder do NDP seria a mais indicada para o alto cargo, em comparação com 33 por cento para Kathleen Wynne e 29 por cento para Tim Hudak.
Horwath tem mais cinco pontos desde a sondagem do dia 6 de junho, enquanto que Wynne caiu cinco pontos e Hudak caiu três pontos.
Quanto ao resultado preferido de quinta-feira à noite, a maioria dos residentes do Ontário continuam a dizer que querem um governo de maioria, mas parece que muitos estão agora a “aceitar” a ideia de outra (possível) minoria.
A sondagem descobriu que 56 por cento dos residentes do Ontário quer um governo de maioria, enquanto que 44 por cento preferem uma minoria. O número de entrevistados a favor de uma minoria subiu 11 pontos desde a sondagem de 6 de junho.
A sondagem foi realizada entre 6 e 11 de junho e tem uma margem de erro de 2,4 pontos percentuais.