NOVAS REGRAS PARA PROIBIÇÃO DO AMIANTO

Foto: The Globe and Mail

Novas regulamentações destinadas a proibir o amianto vão entrar em vigor até ao final deste ano, mas uma análise das regras finais apresentadas ontem revelou que foram modificadas em relação ao que o governo federal originalmente propôs.

Os regulamentos finais incluem novas isenções para permitir que as instalações militares, nucleares entre outras, continuem usando a substância perigosa por vários anos.

Kathleen Ruff, que fez campanha contra o amianto, está particularmente preocupada com cláusulas que permitem às empresas peneirar anos de resíduos de mineração de amianto para procurar magnésio. A promessa de banir o uso da substância tinha sido feita pelo governo Trudeau há 2 anos. Estudos mostram que a exposição ao amianto foi responsável por aproximadamente 1.900 casos de cancro de pulmão em 2011 e 430 casos de um outro tipo de cancro que afeta uma camada de tecido que cobre órgãos internos.

A regulamentação vai proibir a importação, venda e uso de fibras processadas de amianto, bem como a fabricação, importação, venda e uso de produtos que contenham fibras processadas de amianto, no entanto, a regulamentação não proíbe as atividades de mineração e não se aplicará a estruturas ou produtos que já contenham amianto.