
A ministra de negócios estrangeiros canadiana, Chrystia Freeland, vai encontrar-se com o ministro da mesma pasta da Arábia Saudita, Adel bin Ahmed al-Jubeir. Ambos estão em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para a Assembleia Geral da ONU. O objetivo será reconstruir as relações entre os dois países, que ficaram bem abaladas depois das autoridades canadianas terem criticado abertamente a prisão, e pedido a libertação de Samar Badawi, irmã do conhecido detido Raif Badawi, no passado mês de agosto.
Samar Badawi também é cunhada de um cidadão canadiano. A Arábia Saudita então respondeu com uma série de medidas severas que incluíram: a ordem a milhares de estudantes sauditas que deixassem as universidades canadianas e se mudassem para outros países, a proibição de ovos da Arábia Saudita para o Canadá e ordens para corretores e banqueiros suspenderem transações com entidades do país.
O embaixador canadiano também foi declarado persona non grata. Ainda não é conhecida a data oficial deste encontro. Tanto a ministra Freeland como Jubeir, tem os discursos marcados na Assembleia para o próximo sábado.
