POLÉMICA NA CÂMARA DE TORONTO

Crédito: Wikimedia
Crédito: Wikimedia

A polémica sobre a redução do número de vagas na câmara municipal de Toronto mantém-se. Esta quinta-feira, em reunião, os vereadores votaram a favor no sentido de orientar o advogado da cidade a contestar o governo provincial.

As discussões começaram pela manhã e estenderam-se até ao final do dia. Por 26 votos a favor e 10 contra os vereadores decidiram que o advogado da cidade deve pedir formalmente ao governo federal, e também ao tribunal de justiça, a anulação da Bill 31 convocada por Doug Ford, depois de um juiz ter anulado a decisão provincial de reduzir o número de vereadores.

A lei que corta pela metade as vagas na câmara, a Bill 5, foi aprovada a 14 de agosto e anulada pela justiça no passado dia 10 de setembro. O premier de Ontário alega que aproximadamente 25 milhões de dólares serão economizados com o corte.

Os vereadores por sua vez referem que o governo provincial está a colocar em risco o processo eleitoral já em andamento e não concordam com o uso da Bill 31 – o Efficient Local Government Act.

O parlamento de Ontário reúne-se este fim de semana para tentar agilizar a análise da Bill 31 que encontra resistência na oposição ao governo Ford.

As eleições municipais em Toronto estão marcadas para o dia 22 de outubro. O atual mandato dos vereadores encerra-se a 30 de novembro, sendo necessário que a eleição para a escolha dos novos representantes ocorra antes desta data.