

O presidente da Comissão Europeia considerou esta segunda-feira que a saída limpa de Portugal do programa de ajustamento é um sucesso para o país, mas também para a Europa e elogiou a determinação do povo português.
Para Durão Barroso, com uma saída limpa, Portugal vai agora andar pelo próprio pé e este não é apenas um sucesso para Portugal, mas um sucesso para a Europa.
A declaração foi feita após a reunião regular com os líderes da zona euro (os presidente do Conselho, Herman Van Rompuy, do BCE, Mario Draghi, e do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem) no dia em que a ministra Maria Luís Albuquerque comunica formalmente aos seus parceiros da zona euro a decisão tomada pelo Governo.
Para Barroso, no dia 17 de maio, Portugal vai sair do programa de ajustamento económico e financeiro iniciado em 2011 com o apoio da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional e vai faze-lo sem pedir aos seus parceiros internacionais uma linha cautelar, apesar de tal ser possível graças à aplicação rigorosa do programa nos últimos três anos que produziu resultados impressionantes.
