
O gabinete de Justin Trudeau anunciou que o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, visitará o Canadá de 2 a 5 de maio. Durante a visita, os dois líderes irão reunir-se pela primeira vez, para discutir os benefícios do comércio progressivo e como o acordo económico e comercial entre a União Europeia e o Canadá – conhecido como CETA – criará empregos para os habitantes de ambos os países.
O gabinete de Trudeau indica que irão ainda debater temáticas como a igualdade de género, as mudanças climáticas, a segurança e a paz.
Foi já divulgado o programa provisório da visita pelo gabinete de António Costa.
A comitiva composta pelo primeiro-ministro de Portugal acompanhado pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Dias, pelo Presidente da AICEP, Luis Castro Henriques e por António Vitorino; inicia a sua passagem pelo Canadá em Ottawa, com uma visita ao Centro Recreativo Português Lusitânia.
No segundo dia e ainda na capital do país o primeiro ministro português vai reunir com Justin Trudeau, com a governadora geral do Canadá Julie Payette e com o grupo parlamentar de amizade Canadá-Portugal. Ainda nesse dia a comitiva portuguesa desloca-se a Kingston onde irá visitar a empresa portuguesa Frutlact.
Na sexta-feira seguem para Toronto onde se irão encontrar com a Premier de Ontário Kathleen Wynne.
Nessa manhã os ministros de Portugal e do Canadá irão participar nas cerimónias de encerramento do encontro empresarial organizado pelo AICEP e pelo Economic Club Of Canada. Nesse dia, António Costa visita ainda duas empresas mineiras seguindo para a LIUNA Local 183 onde ira reunir com representantes da comunidade portuguesa e empresários locais.
Para este encontro foi convidada toda a comunidade, o evento tem início para as 4h30 da tarde e contará com uma performance do fadista Camané.
No último dia da visita a comitiva portuguesa viaja até Montreal onde irá visitar a Escola Comunitária de Santa Cruz e o Centro Canadiano de Arquitetura (onde se encontra o arquivo do arquiteto português Siza Vieira) e ao Cais Alexandra Room.
Estima-se que residam no Canadá 480 mil pessoas com origem portuguesa.