BUSCAS SUBMARINAS A AVIÃO DESAPARECIDO TERMINAM ESTA SEMANA SEM SUCESSO

malaysiaPara já estão cumpridos mais de dois terços da área definida para a busca submarina pelo avião da Malaysia Airlines, desaparecido no início de março, sem que tenha sido detetado qualquer sinal da aeronave.

O minissubmarino Bluefin-21 completou, esta manhã, a sua oitava missão, centrada num raio de dez quilómetros quadrados, onde foi detetado um sinal acústico, passível de ser emitido por uma das caixas negras do avião, explicou o centro de coordenação das operações, num comunicado citado pelas agências internacionais.

Com capacidade de mergulhar até 4.500 metros de profundidade, o Bluefin-21 utiliza um sonar para criar uma imagem do fundo do mar, a qual será depois analisada por vários especialistas.

O ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, indicou que a missão de rastreio da zona onde se acredita que o avião da Malásia se poderá ter despenhado deverá ser concluída esta semana.

De acordo com o jornal The Malaysian Insider, o Governo da Malásia já contactou duas empresas que se dedicam à procura de objetos no fundo do mar com vista a iniciar uma eventual nova fase de buscas.

No domingo, dez aviões militares e 11 navios cartografaram uma zona ampliada até aos 49.491 quilómetros quadrados, dividida em três áreas, situada a cerca de 1.741 quilómetros a noroeste de Perth, em missões de rastreio visual de busca por partes da fuselagem do avião.