
Em dois estudos independentes, os investigadores descobriram que a maioria das consultas começa tarde porque os médicos ainda não estão disponíveis.
A solução para este problema é um melhor agendamento, de acordo com estudos da Universidade de Brock, que concluíram que cerca de metade das consultas médicas começam atrasadas no Canadá.
Foram avaliados mais de 650 pacientes e os investigadores descobriram que a maioria das consultas começa tarde porque os médicos ainda não estão disponíveis.
Num comunicado de imprensa divulgado esta quarta-feira, a Universidade de Brock revela que apenas um terço das consultas começa à hora certa e que são poucos os pacientes que chegam atrasados.
Os estudos foram feitos entre 2013 e 2014 e apontam duas alternativas para que os médicos vejam mais pacientes por dia e por conseguinte reduzam as listas de espera.
A primeira solução seria agendar consultar mais próximas no início e no final do dia e agendar as consultas do meio-dia de uma forma mais dispersa.
Uma segunda alternativa poderá ser agendar consultas mais próximas em grupos de duas ou três pessoas com pequenos intervalos entre cada grupo.