CANADÁ INTEGRA NOVO ACORDO DE COMÉRCIO

Credits Canadian Press
Credits: Canadian Press

O Canadá juntou-se a dez países da região do Pacífico num novo acordo de comércio, que Otava promove como um passo progressivo, mas os críticos alertam que colocam o setor automóvel do país em risco.

A Parceria Transpacífico (TPP) foi criada em 2015 e incluía os EUA até janeiro de 2017. O Primeiro-ministro do Canadá assinou o acordo terça-feira no Japão.

Mas as restantes nações, lideradas pelo Japão, reviram o pacto com negociações que produzem um acordo comercial finalizado, considerado o maior do mundo.

Para Justin Trudeau, “este é um ótimo dia para o comércio progressivo em todo o mundo. O nosso governo defendeu os interesses canadianos e o objetivo é criar crescimento e empregos de classe média bem remunerados”.

Trudeau acredita ainda que o acordo vai tornar o Canadá “mais progressivo e mais forte” nas áreas de propriedade intelectual, cultura e no setor automóvel.

Quando finalizado, o Canadá terá acesso ao mercado para os países membros da TPP. O Japão é visto como o mercado mais valioso.