

O ministro dos Recursos Naturais, Jim Carr, anunciou 867 milhões de dólares em apoio financeiro para ajudar os produtores e trabalhadores da madeira a enfrentar o impacto da punição de novas tarifas dos EUA nas exportações canadianas de madeira macia.
O pacote anunciado na quinta-feira inclui 605 milhões de dólares em empréstimos e garantias de empréstimos para ajudar a amortecer o golpe para as empresas florestais e ajudá-las a explorar novos mercados e inovações.
Há também uma verba de 260 milhões de dólares para os próximos três anos para expandir os programas existentes, de modo a diversificar a base de mercado de produtos de madeira, permitir que o setor florestal indígena explore novas iniciativas e amplie os limites do acordo de compartilhamento de trabalho para minimizar os despedimentos.
Carr disse que o pacote não visa apenas responder às tarifas dos EUA, mas posicionar a indústria do Canadá para o futuro.
O pacote também inclui 80 milhões de dólares para apoiar os trabalhadores que desejam atualizar as competências e mudar para uma indústria diferente, bem como uma verba de quase 10 milhões de dólares para ampliar o programa de compartilhamento de trabalho do EI, que subsidia os salários dos trabalhadores elegíveis que aceitam turnos com horário reduzido para evitar despedimentos.
Haverá também 10 milhões de dólares, ao longo de três anos, para a Iniciativa Florestal Indígena de forma a incentivar a participação no setor florestal.
O pacote de apoio federal foi bem-recebido pela indústria canadiana.
Fonte: CTV News