ONTÁRIO PREPARA-SE PARA AUMENTAR O SALÁRIO MÍNIMO E ATUALIZAR AS LEIS DE TRABALHO

THE CANADIAN PRESS/Graham Hughes
THE CANADIAN PRESS/Graham Hughes
THE CANADIAN PRESS/Graham Hughes
THE CANADIAN PRESS/Graham Hughes

O governo do Ontário deverá anunciar um aumento no salário mínimo esta terça-feira, quando detalhar mudanças importantes nas leis laborais da província.

A primeira-ministra Kathleen Wynne diz que a medida é necessária porque a economia está a ter um bom comportamento, mas nem todos sentem os efeitos disso nas vidas do dia-a-dia. Ela não adiantou na segunda-feira qual poderá ser o valor do salário mínimo.

O atual salário mínimo é de 11,40 dólares por hora, com aumentos anuais indexados à inflação, mas os sindicatos pedem um salário mínimo de 15 dólares.

Responsáveis do governo Liberal preparam-se para fazer o anúncio salarial, além de revelar os seus planos para alterar as leis de trabalho provinciais, seguindo as recomendações de um recente relatório comissionado pelo governo.

Essas mudanças visam tornar o emprego menos precário no Ontário e espera-se que incluam medidas para tornar os horários de trabalho mais previsíveis e exigir a igualdade de remuneração nas mesmas condições de trabalho, quer os funcionários trabalhem a tempo inteiro ou não.

Os grupos empresariais do Ontário, incluindo a Câmara de Comércio do Ontário, expressaram as suas preocupações sobre o custo para as empresas em resultado das possíveis mudanças na legislação laboral e um salário mínimo mais alto.

Fonte: Canadian Press