

O Procurador-geral do Ontário e deputado provincial (MPP) para Ottawa Centre, Yasir Naqvi, está a planear propor um projeto de lei que crie áreas seguras em torno de clínicas de aborto.
Naqvi fez o anúncio na manhã de segunda-feira, acompanhado do presidente de Otava, Jim Watson, e da vereadora municipal de Otava, Catherine McKenney, dizendo que políticas como esta são mais importantes do que nunca numa sociedade polarizada. E adiantou que vai iniciar um conjunto de consultas sobre o assunto durante o verão.
Na semana passada, Watson pediu à província que criasse uma lei para proteger o acesso das mulheres aos serviços de aborto depois de relatos recentes de pacientes e funcionários que estavam a ser confrontados enquanto procuravam ter acesso à Clínica Morgentaler na Bank Street.
Já existem leis semelhantes em outras províncias, incluindo a Colúmbia Britânica e Terra Nova e Labrador.
O pedido de Watson veio depois de uma recomendação do advogado da cidade Rick O’Connor, que disse que os regulamentos municipais seriam difíceis de impor.
A Clínica Morgentaler fornece cuidados de aborto e serviços relacionados, incluindo aconselhamento, educação contracetiva e testes de infeções sexualmente transmissíveis, de acordo com o seu site.
Fonte: CBC News