

(680 News)
O resto do país tende a gozar com Toronto, quando se trata do tempo de inverno, mas o experiente climatologista da agência Environment Canada, Dave Phillips, disse à 680News que as piadas não são justificadas neste momento.
Na sexta-feira, Toronto acordou para a sua manhã mais fria, em nove anos, com as temperaturas a oscilar em torno dos -23 C. Acrescentando-se o fator vento, a sensação térmica rondava os – 35 C.
“Esta manhã, está mais frio em Toronto do que em lugares como Iqaluit, White Horse, Fort McMurray, e até Winnipeg. “Winterpeg, Manisnowba” está realmente mais quente do que Toronto, em cerca de sete graus”, sublinhou Phillips.
E apesar do inverno ainda só ter três semanas de vida, Phillips salientou que a cidade de Toronto já viu de tudo, desde tempestades de gelo, a alertas meteorológicos de frio extremo. E a cidade sentiu também vários “frost quakes”.
Na noite de quinta-feira, fortes estrondos, provocados pelos “frost quakes” (abalos provocados pelo gelo), foram ouvidos em toda a Grande Área de Toronto (GTA), provocando mais de uma centena de chamadas para a polícia de Peel, da parte de pessoas que afirmaram ter ouvido, o que pareciam tiros fora das suas casas. Alguns até relataram que sentiram o movimento do solo.
A meteorologista da CityNews, Natasha Ramsahai, explicou que um “frost quake” é causado quando a chuva e o gelo se infiltram no solo e, em seguida, congelam quando as temperaturas baixam.
Também conhecidos como “cryoseisms”, os “frost quakes” acontecem frequentemente após as tempestades de gelo, mas têm sido raros na GTA.
Neste fim de semana, há um breve alívio nas temperaturas, com uma máxima de 0 C prevista para domingo. Contudo, as previsões apontam para a possibilidade de uma tempestade de neve atingir a área entre domingo e segunda-feira, e trazer entre 15 a 20 centímetros de neve.