SUPERVISOR DIZ QUE PLANO HIDROELÉTRICO LIBERAL DEVERÁ CUSTAR 45 MIL MILHÕES DE DÓLARES

O órgão de fiscalização do orçamento do Ontário diz que o governo Liberal gastará 45 mil milhões de dólares ao longo da vida no seu plano hidroelétrico para permitir às pessoas uma poupança de 24 mil milhões de dólares nas suas faturas de eletricidade.

Um relatório do oficial de responsabilidade financeira (FAO, sigla em inglês) especifica que isso significa que haverá um custo líquido de 21 mil milhões de dólares para os residentes do Ontário, ao longo dos aproximadamente 30 anos do plano.

Os 45 mil milhões de dólares são principalmente o custo do financiamento de um desconto de oito por cento que entrou em vigor nas faturas em janeiro, mas isso pressupõe orçamentos sustentáveis nos próximos 30 anos.

O FAO refere que, se o governo tiver que financiar esse desconto através da dívida, o custo para a província poderia aumentar em até 93 mil milhões de dólares.

Os Liberais disseram que após a redução inicial nas faturas este ano, os aumentos das tarifas serão mantidos indexados à inflação nos próximos quatro anos, e em 10 anos, os contribuintes terão que começar a pagar a dívida acumulada para financiar tarifas mais baixas para a próxima década.

Segundo o FAO, de 2017 a 2027, os custos de eletricidade serão mais baixos do que seriam de outra forma, traduzindo-se numa poupança de 33 mil milhões de dólares, mas depois disso, os custos de eletricidade serão maiores do que o atual estado de coisas, com os clientes a gastar mais 9 mil milhões de dólares até 2045.

O plano de eletricidade reduzirá as taxas de tempo de uso, removendo das faturas uma parcela do ajuste global, uma taxa que os consumidores pagam pelas tarifas acima do mercado para alimentar os produtores. Nos próximos 10 anos, uma nova entidade supervisionada pela Ontario Power Generation assumirá as dívidas para pagar essa diferença.

Então, o custo de pagar essa dívida com juros – o que o governo disse que será de até 28 mil milhões de dólares – será devolvido às faturas dos clientes nos próximos 20 anos como um “Ajuste de Energia Limpa”.

De acordo com a estimativa do FAO, o custo desse juro será de 21 mil milhões de dólares, assumindo uma taxa de juros média ponderada de cinco por cento. Caso suba para seis por cento, os clientes acabarão por pagar 30 mil milhões de dólares, projeta o FAO.

A primeira-ministra do Ontário Kathleen Wynne prometeu reduzir as faturas de eletricidade, no seguimento da ira generalizada provocada pelo aumento dos custos que levou a sua taxa de popularidade para níveis mínimos recorde.

As faturas de eletricidade na província praticamente duplicaram na última década, devido em parte a iniciativas de energia verde, com o governo a afirmar que o objetivo do seu plano passa por distribuir melhor esses custos.

Fonte: Canadian Press