

A célebre artista indígena Shelley Niro venceu o prémio de fotografia do Scotiabank, no valor de 50 mil dólares.
Niro foi nomeada vencedora do prémio durante uma gala em Toronto na noite de terça-feira.
Ela foi selecionada de entre um trio de finalistas do prémio, que incluía os fotógrafos de Montreal, Raymonde April e Donigan Cumming. Os outros dois artistas selecionados recebem prémios em dinheiro no valor de 10 mil dólares, cada.
Nascida em Niagara Falls, N.Y., e com sede em Brantford, Ontário, Niro é um membro da Reserva das Seis Nações, Bay of Quinte Kanien’kehaka (Mohawk) Nation, Turtle Clan.
Niro engloba fotografia, pintura, bordado de pérolas e filme no seu trabalho multimédia, que se concentra em desafiar imagens estereotipadas da identidade e história indígenas.
Niro foi o destinatário inaugural do Prémio de Artes Aborígenes apresentado pelo Conselho de Artes do Ontário em 2012, e foi um vencedor em 2017 do Prémio do Governador Geral em Artes Visuais e Média. O seu trabalho foi exibido em museus e galerias em todo o Canadá.
Além do prémio em dinheiro, Niro terá uma exposição original a solo no Ryerson Image Centre, em Toronto, durante o 2018 Scotiabank CONTACT Photography Festival. Ela também terá um livro do seu trabalho publicado e distribuído mundialmente pela editora de livros de arte, Gerhard Steidl.
Criado em 2010, o Prémio de Fotografia do Scotiabank celebra a visão criativa e as realizações de fotógrafos canadianos.
O vencedor de 2017, Suzy Lake, tem uma exposição original a solo no Ryerson Image Centre, que está aberta ao público gratuitamente até ao dia 13 de agosto.
Fonte: Canadian Press