
O Conselho de Investimentos do Plano de Pensões do Canadá juntou-se a vários grandes investidores institucionais na retenção do apoio à reeleição do presidente executivo da Bombardier e na oposição ao plano de compensação executiva da empresa.
O CPPIB, que administra o maior fundo de aposentação do Canadá, está a reter o seu voto para Pierre Beaudoin e dois outros nomes indicados pelo conselho da empresa de Montreal.
Também está a votar contra a proposta de compensação de executivos da Bombardier, de acordo com um registo publicado no site do CPPIB como parte da habitual divulgação das suas intenções de voto.
A votação é apenas um conselho para a diretoria da Bombardier – os acionistas não podem votar contra os candidatos da direção, mas eles podem reter formalmente os votos para expressar o seu descontentamento.
O voto do CPPIB – apesar de não ser suficiente por si só para influenciar o resultado na reunião anual da Bombardier na quinta-feira – segue uma manifestação de raiva que incluiu protestos fora da sede da empresa em Montreal, por causa dos aumentos de salários para Beaudoin e outros altos executivos.
Isso aconteceu depois que a empresa recebeu assistência dos governos federal e do Québec, totalizando quase dois mil milhões de dólares no ano passado.
Fonte: Canadian Press