
O serviço de Transportes Públicos de Toronto (TTC) anunciou que começará a substituir os mapas do sistema de metro no dia 7 de maio, antes da inauguração do prolongamento do metro Toronto-York Spadina.
Esta extensão acrescenta seis paragens à Linha 1, começando na extremidade norte do Downsview Park, a leste da Sheppard Avenue e Keele Street, e indo para o Vaughan Metropolitan Centre, no sentido norte.
Os novos mapas indicam aos utilizadores do serviço da TTC uma maquete do prolongamento da linha, conhecida como a Toronto-York Spadina Subway Extension. Esta rota deverá estar pronta para entrar em funcionamento até dezembro de 2017.
Mas esta não é a única coisa que será diferente nas carruagens do metro da TTC – a renovação inclui a primeira mudança formal do nome na história da TTC, disse o porta-voz da TTC, Stuart Green, em declarações à CP24 na segunda-feira
A estação Downsview, que até agora era a primeira e última paragem de metro no lado oeste da Linha 1 Yonge-University, será renomeada de estação Sheppard West no próximo mês, embora a mudança não coincida com a abertura do prolongamento da linha Toronto-York Spadina.
“Esta mudança é para familiarizar as pessoas com o novo nome antes da abertura”, salientou Green.
A mudança de nome tem um custo para a TTC de 800 mil dólares, mas Green diz que o grosso da fatura é para atualizar o sistema de anúncios a bordo das carruagens de metro.
Esta renovação faz parte do maior projeto de expansão da Linha 1, estimada em 3,2 mil milhões de dólares, sendo o primeiro plano de metro da TTC a atravessar uma fronteira municipal, com duas paragens na região de York.
O número de passageiros na extensão de 8,6 quilómetros deverá atingir mais de 26 milhões por ano.
O último projeto de metro que a TTC completou foi a Sheppard Line 4, que foi inaugurada há 15 anos.
A atualização do nome não será concluída até ao final do ano.