

O governo Liberal diz que não vai procurar a votação obrigatória ou online para as eleições federais.
Os Liberais tinham apresentado as ideias para consideração na sua plataforma eleitoral 2015, e incumbiram uma comissão especial na reforma eleitoral para estudar as possibilidades.
Mas os deputados federais na comissão especial ficaram divididos relativamente aos méritos da votação obrigatória e preocupados com a segurança do voto online, e recomendaram um voto contra as duas ideias.
Numa resposta formal ao relatório da comissão, apresentado na segunda-feira, a ministra das Instituições Democráticas Karina Gould disse que o governo concorda com a comissão.
Um conselheiro Liberal sugeriu publicamente a votação obrigatória num artigo de 2014.
A votação é obrigatória na Austrália desde 1924. Qualquer eleitor elegível que não exerça o direito de voto, é obrigado a justificar o por quê de não ter votado ou sujeita-se a pagar uma multa de 20 dólares.
A participação nas últimas eleições federais na Austrália foi de 95%.
Os Liberais dizem que estão empenhados em encontrar outras maneiras de incentivar a participação dos eleitores. A legislação, atualmente perante o Parlamento, permitiria que os cidadãos usassem o cartão de eleitor para fins de identificação nas urnas e restabeleceria a capacidade da Eleições Canadá para promover o ato eleitoral.
A resposta liberal reafirma que o governo não vai procurar a reforma eleitoral, como Gould anunciou em fevereiro.
Fonte: CBC News