

Os presidentes de municípios na área metropolitana de Toronto reuniram-se com o ministro dos Transportes do Ontário, na terça-feira, para discutir a necessidade de um centro de transporte público no Aeroporto Internacional Pearson.
O centro, chamado Union Station West, permitiria as ligações ferroviárias e de autocarro entre o aeroporto mais movimentado do Canadá e destinos em toda a região.
O s defensores do espaço argumentam que este poderia reunir várias linhas de transporte rápido que estão previstas para áreas de serviço nas proximidades do aeroporto, incluindo o Eglinton West e Finch West LRT.
O mesmo eixo de ligação, poderia também permitir que os passageiros utilizem várias linhas de transporte rápido existentes que atualmente não fazem a ligação ao aeroporto. Por exemplo, a Linha Kitchener do GO Transit tem uma paragem na Malton GO Station, que fica localizada, logo após o canto nordeste do aeroporto.
“Queremos ter a certeza de que isso acontece. Esta é uma melhoria necessária para a nossa infraestrutura de trânsito”, disse Bonnie Crombie, presidente de Mississauga, à CP24 na terça-feira.
Aproximadamente 10 por cento das pessoas que têm acesso ao Aeroporto Internacional Pearson fazem isso ao apanhar um transporte público, o que está muito atrás da média internacional para aeroportos centrais, estimada em 34 por cento.
Num relatório que foi divulgado em dezembro, a Autoridade Aeroportuária da Grande Toronto disse que um eixo de transporte no Pearson é o “elo crítico” que atualmente está a faltar no sistema de transporte público da região.
Segundo a GTAA, esse eixo poderia permitir as ligações a uma “rede de autocarros, comboios expressos do aeroporto, metro/linha de transporte rápido e comboios regionais/nacionais”.