
O primeiro leilão de compra e venda do Ontário vendeu todas as licenças disponíveis.
O sistema destinado a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa exige a participação de determinados importadores de eletricidade, distribuidores de gás natural e fornecedores de combustíveis.
Eles têm limites sobre a quantidade de poluição que podem emitir e se excederem esses limites, eles devem comprar um número igual de créditos – ou licenças – em leilão ou de outras empresas que permanecem dentro dos seus limites.
Os resultados divulgados ontem, referentes ao leilão de 22 de março, mostram que foram vendidas todas as licenças disponíveis.
O governo diz que o leilão resultou num encaixe de 472 milhões de dólares.
O governo Liberal provincial espera que os leilões trimestrais resultem num encaixe financeiro de 1,9 mil milhões de dólares por ano, montante que deverá ser investido em programas que reduzam as emissões e ajudem as empresas e os consumidores a se adaptarem a uma economia de baixo carbono.
A maioria dos grandes emissores do Ontário irão receber licenças gratuitamente até 2020, o que, segundo o governo, pretende impedir que mudem para jurisdições sem preços de carbono.
Desde 1 de janeiro, o comércio de emissões adicionou 4,3 cêntimos de dólar ao preço do litro da gasolina e cerca de 80 dólares/por ano aos custos de aquecimento de uma casa com gás natural, além de custos indiretos que serão passados para os consumidores.
Fonte: Canadian Press