

Os governos federal e do Ontário estão a investir cada um mais de 100 milhões de dólares para apoiar uma parceria de mil milhões de dólares com a Ford Canada.
O primeiro-ministro Justin Trudeau e a primeira-ministra do Ontário, Kathleen Wynne, anunciaram os subsídios condicionais de até 102,4 milhões de dólares, individualmente, numa fábrica de motores Ford em Windsor, Ontário.
O governo do Ontário diz que o investimento vai criar 300 novos empregos na Ford na província e proteger mais algumas centenas.
O financiamento também visa ajudar a Ford a estabelecer um programa industrial avançado que transformará a instalação da empresa em Windsor. E apoiar o plano da Ford para criar um centro de pesquisa e engenharia em Otava para desenvolver novas tecnologias automóveis.
Mais tarde, Trudeau tinha prevista uma visita à unidade de autopeças Magna International Inc., em Brampton, Ontário, para destacar os investimentos de Otava em pesquisas de inteligência artificial (IA), que foram estabelecidos no orçamento federal da semana passada.
Nos últimos meses, os governos federal e do Ontário discutiram ativamente grandes investimentos nas grandes fabricantes de automóveis. Em dezembro passado, um líder sindical do setor automóvel estimou que os investimentos públicos, no conjunto, poderiam atingir centenas de milhões de dólares.
Após a conclusão das negociações no setor laboral no ano passado, as empresas de automóveis iniciaram conversações com Ontário e Otava relativamente ao investimento numa indústria crítica para ambas as economias. O setor automóvel emprega cerca de 125 mil pessoas na montagem e produção de peças.
O orçamento federal da semana passada propôs a consolidação de vários programas de “inovação empresarial”, incluindo o Fundo de Inovação Automóvel e o programa Inovação de Fornecedores Automóveis. Ambos oferecem “contribuições não reembolsáveis” para o setor automóvel.
No início deste ano, Otava fez alterações ao seu Fundo de Inovação Automóvel que permitiu ao governo conceder subsídios a empresas de automóveis. Antes das mudanças, o programa disponibilizava empréstimos.
No seu orçamento, os federais propuseram incluir os dois programas de automóveis num novo e mais amplo, chamado Fundo Estratégico de Inovação, que alocará 1,26 mil milhões de dólares ao longo de cinco anos.
No ano passado, os três maiores fabricantes automóveis norte-americanas comprometeram-se a injetar mais de mil milhões de dólares, verba conjunta, nas suas operações canadianas, após negociações de contrato com os seus trabalhadores sindicalizados.
A Ford indicou que iria investir cerca de 700 milhões de dólares nas suas instalações do Ontário.
Fonte: Canadian Press