

O governo Liberal vai anunciar legislação no próximo mês que legalizará a marijuana no Canadá até ao dia 1 de julho de 2018.
De acordo com a informação obtida pela CBC News, a legislação será anunciada durante a semana de 10 de abril e seguirá, em linhas gerais, a recomendação de um grupo de trabalho nomeado pelo governo federal, que foi presidido pela ex-ministra da Justiça, Anne McLellan.
Bill Blair, o ex-chefe de polícia de Toronto que tem lidado com o dossier governamental para a marijuana, informou o grupo parlamentar Liberal sobre o plano de implementação e a legislação, durante as reuniões do «caucus» neste fim de semana.
Províncias terão controle sobre vendas
O governo federal será encarregado de garantir que o mercado de marijuana do país é seguro, com Otava a licenciar os produtores.
Mas as províncias terão o direito de decidir como a marijuana é distribuída e vendida. Os governos provinciais também terão o direito de fixar o preço.
Enquanto que Otava deverá estabelecer uma idade mínima de 18 anos para a compra de marijuana, as províncias terão a opção de estabelecer um limite de idade mais alto, se assim o desejarem.
4 plantas por domicílio
Quanto aos canadianos que querem cultivar a sua própria marijuana, eles serão limitados a quatro plantas por domicílio.
A legalização da marijuana foi uma das promessas mais controversas que Justin Trudeau fez enquanto fazia campanha para se tornar o primeiro-ministro do Canadá.
Mas na sua plataforma, os Liberais disseram que era necessário “legalizar, regular e restringir o acesso à marijuana” para manter as drogas “fora das mãos das crianças e os lucros das mãos dos criminosos”.
Os Liberais tinham prometido introduzir a legislação até à primavera de 2017. Anunciar a legislação na semana de 10 de abril permitirá ao partido cumprir com esse prazo.
Rusgas levantam questões
Trudeau referiu-se novamente a esse cronograma difícil, algumas semanas atrás, quando afirmou que a legislação seria apresentada antes do verão. Mas, ao mesmo tempo, ele também alertou que ainda não era a época aberta para a venda legal de marijuana.
Essa advertência tornou-se mais concreta uma semana depois, quando a polícia de Toronto, Vancouver e outras cidades realizaram rusgas em dispensários de marijuana e acusaram várias pessoas de posse e tráfico.
A promessa de Trudeau de legalizar a marijuana foi vista como uma das razões para o forte resultado dos Liberais entre os eleitores jovens nas eleições de 2015.
Fonte: CBC News/com arquivos da Canadian Press