

(CBC)
O orçamento federal, divulgado na quarta-feira, promete milhares de milhões de dólares para a habitação social, transporte público e assistência à infância. Mas como é que esses fundos, que serão disponibilizados nos próximos anos, afetarão a vida diária dos Torontenses?
O programa Metro Morning, da CBC Toronto, convidou o ministro das Finanças, Bill Morneau, para falar sobre o impacto que ele acredita o seu orçamento terá em Toronto.
Transporte Público
O crédito fiscal destinado ao transporte público, um preferido na área metropolitana de Toronto, que valia cerca de 200 dólares, foi eliminado no novo orçamento.
“Esse crédito fiscal … visava aumentar o número de passageiros a utilizar a rede de transporte público. Mas não está a ter esse impacto”, justificou Morneau. “O que estamos a fazer é investir verbas muito significativas no sistema de transporte público em todo o país”.
Foram prometidos 20 mil milhões de dólares para projetos de transporte público na próxima década, com Morneau a argumentar que isso fará a maior diferença em atrair mais pessoas para o transporte público, incluindo na cidade de Toronto.
Embora o crédito fiscal para o transporte público fosse provavelmente usado por muitos em Toronto, o ministro disse que os créditos fiscais não servem toda a população.
Cuidados infantis
Morneau disse que vem a caminho ajuda para as famílias prejudicadas por uma falta de vagas em espaços para cuidados infantis na cidade, na forma de uma promessa de 7 mil milhões de dólares para criar 40 mil novos espaços de infantários.
“Esses 7 mil milhões de dólares são um investimento significativo”, defendeu, acrescentando que outras medidas tomadas pelo governo para aumentar o número de empregos no país e procurar maneiras de aumentar o número de mulheres na força de trabalho também terão um impacto positivo.
Habitação
Morneau disse ao anfitrião do Metro Morning, Matt Galloway, que o governo federal tomou medidas para ajudar o mercado em alta de Toronto, incluindo investimentos “significativos” em habitação social – 11,2 mil milhões de dólares para uma estratégia nacional de habitação, ao longo de 11 anos.
O ministro das Finanças do Ontário, Charles Sousa, pediu a Morneau que considerasse um aumento no imposto sobre as mais-valias, o que significaria impostos mais altos para as pessoas com segundas residências.
Ao Metro Morning, Morneau disse que os níveis de governo provincial e municipal terão que apresentar mais soluções.
Fonte: CBC News/com arquivos do Metro Morning