GOVERNO FEDERAL ANUNCIA 650 MILHÕES DE DÓLARES PARA A SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld
THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld
THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld
THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld

O governo federal prevê gastar 650 milhões de dólares ao longo de três anos para projetos internacionais de saúde sexual e reprodutiva, anunciou o primeiro-ministro Justin Trudeau, ao assinalar o Dia Internacional da Mulher.
O apoio irá concentrar-se na educação sexual, melhorando os serviços de saúde reprodutiva e investindo em planeamento familiar e métodos contracetivos, disse Trudeau, acrescentando que os novos fundos duplicam o investimento atual do Canadá.
Ele lembrou que muitas mulheres e meninas em todo o mundo veem os direitos reprodutivos violados e, em muitos casos, estão sujeitas a violência sexual e de género, bem como “práticas prejudiciais”, como a mutilação genital feminina.
E acrescentou que as mulheres correm um maior risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.
Mais tarde, na quarta-feira, Trudeau iria ver 338 jovens – uma para cada distrito eleitoral no país – ocupar assentos na Câmara dos Comuns como parte do Daughters of the Vote, um programa destinado a incentivar o seu envolvimento na liderança, governo e política.
Trudeau prometeu promover a igualdade de género no país e no exterior, mas os defensores dos direitos das mulheres e meninas afirmam que ele ainda tem muito trabalho a fazer.
Eles estão a pedir mais espaços subsidiados de assistência à infância, uma estratégia nacional para acabar com a violência baseada no género e uma nova lei para garantir que homens e mulheres recebem salários iguais por trabalho de igual valor.
Fonte: Canadian Press