

O governo federal está a avançar no sentido de melhorar a capacidade do Canadá para alertar as pessoas sobre condições climatéricas severas, incluindo tornados.
O governo anunciou na terça-feira ter assinado um contrato de 83 milhões de dólares para 20 radares meteorológicos de última geração que serão construídos em todo o país ao longo de sete anos, a partir deste outono.
A ministra do Meio Ambiente, Catherine McKenna, disse que os radares, juntamente com um supercomputador recentemente adquirido, darão às pessoas mais tempo para se protegerem, bem como a sua propriedade, das condições meteorológicas adversas. “Este importante investimento vai ajudar-nos a modernizar a infraestrutura de serviços meteorológicos do Canadá e garantir que os nossos meteorologistas possam disponibilizar previsões meteorológicas mais rápidas e precisas”, disse McKenna em Dorval, Québec.
Segundo o governo, o novo sistema irá cobrir mais do Canadá e duplicar a faixa de deteção de tornados e outras condições meteorológicas perigosas, como furacões, trovoadas e tempestades de neve.
No início deste ano, o Departamento de Seguros do Canadá informou que o clima severo devido às alterações climáticas está a custar aos canadianos milhares de milhões de dólares a cada ano, incluindo um recorde de 4,9 mil milhões de dólares em danos segurados em 2016. O departamento alertou que os danos causados pelo clima severo indicam uma tendência ascendente que não dá sinais de abrandar.
Os novos radares irão substituir a rede envelhecida de 31 radares Doppler do Canadá, alguns dos quais tiveram interrupções devido ao desgaste.
Fonte: Canadian Press