PROJETO DE LEI PARA ACABAR COM INTERRUPÇÕES DE ELETRICIDADE NO INVERNO COM APROVAÇÃO RÁPIDA NA LEGISLATURA

As empresas de distribuição de eletricidade do Ontário deixarão de poder desligar a energia elétrica dos clientes no inverno, depois de a Assembleia Legislativa do Ontário ter apressado a aprovação de um projeto de lei na quarta-feira.

O governo Liberal havia dito na terça-feira que daria aos serviços públicos locais até à meia-noite para parar voluntariamente a prática ou introduziria a legislação na manhã seguinte.

O ministro da Energia, Glenn Thibeault, afirmou que quase todas as cerca de 70 empresas haviam cumprido, mas algumas indicaram que ainda teriam que ver a política aprovada pelas suas administrações.

Todos os três partidos aprovaram de forma rápida a legislação através da primeira, segunda e terceira leituras na quarta-feira. A legislatura iria procurar aprovação real nesse mesmo dia.

Mas ambos os partidos da oposição apontaram que o governo poderia ter acabado com as interrupções do serviço durante o inverno muito mais cedo.

Cerca de 60 000 interrupções do serviço têm lugar no Ontário todos os anos, embora o Conselho de Energia do Ontário não tenha dados sazonais. O governo observa que a maioria dos clientes veem o serviço reposto dentro de um período de 48 horas.

A Hydro One já parou a prática de suspensão do serviço em dezembro e disse que iria restabelecer o serviço a 1400 clientes cuja eletricidade foi cortada por não pagarem as suas faturas. A empresa pública especificou na quarta-feira que desse total, cerca de 1000 eram relativas a propriedades desocupadas, associadas a um cliente que tinha se mudado, ou não precisava de nova ligação.

Mais de 300 clientes viram o serviço restabelecido, com a Hydro One a indicar que os restantes 87 clientes não responderam às tentativas da empresa de alcançá-los através de chamadas telefónicas, cartas e visitas ao domicílio.

Fonte: Canadian Press