14 CASOS DE PAPEIRA EM TORONTO PARECEM ESTAR LIGADOS A BARES DO CENTRO DA CIDADE

As autoridades de saúde pública em Toronto dizem que estão a investigar 14 casos de papeira aparentemente ligados a bares no centro da cidade.

A Saúde Pública de Toronto informa que os casos confirmados por laboratório envolvem pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade, e que estão a acompanhar pessoas que terão sido expostas aos casos confirmados.

Os investigadores referem que muitas das pessoas com casos confirmados frequentaram bares no centro da cidade de Toronto, acrescentando que isso pode ter sido um fator contribuinte na circulação da infeção viral.

O vírus da papeira é encontrado na saliva e gotículas respiratórias, e é transmitida de pessoa para pessoa através da tosse, espirros e ao entrar em contato com a saliva de uma pessoa, compartilhando bebidas ou utensílios, ou ao beijar.

As autoridades de saúde lembram que um dos principais fatores que contribuem para os surtos é estar num ambiente lotado, como frequentar a mesma turma, jogar na mesma equipa desportiva ou viver num dormitório com uma pessoa que tem a papeira.

No entanto, salientam que o risco de infeção é baixo para o público em geral.

As complicações da infeção por papeira podem incluir encefalite, meningite, inchaço doloroso dos testículos ou os ovários, pancreatite e perda de audição.

As mulheres grávidas que ficam infetadas com papeira durante os primeiros três meses de gravidez correm risco de aborto espontâneo.

Fonte: Canadian Press