LIBERAIS PODEM APRESENTAR PROJETO DE LEI PARA ACABAR COM INTERRUPÇÕES DO SERVIÇO DE ELETRICIDADE

O governo liberal do Ontário pode apresentar esta quarta-feira legislação para acabar com as interrupções do serviço de eletricidade durante os meses de inverno, se todas as empresas locais de distribuição não pararem essa prática voluntariamente.
Ambos os partidos da oposição têm pressionado o governo relativamente à prática, convidando os Liberais a apresentar uma legislação separada para lidar com a questão, em vez de tê-la como uma secção da Burden Reduction Act. Mas o governo negou as suas tentativas para ver isso resolvido na terça-feira.
Todos os partidos trocaram farpas sobre quem apoiou essa lei e quando, e quem deve passar o quê.
O ministro da Energia, Glenn Thibeault, pediu na semana passada a todas as companhias de distribuição de eletricidade do Ontário que voluntariamente parassem de suspender a energia elétrica dos clientes durante os meses de inverno por falta de pagamento.
Ele afirmou que “algumas” já cumpriram, mas caso a prática não seja adotada por todas até à meia-noite, o governo pretende introduzir legislação independente na quarta-feira.
Cerca de 60 000 interrupções do serviço têm lugar no Ontário todos os anos, embora o Conselho de Energia do Ontário não tenha dados sazonais. O governo observa que a maioria dos clientes veem o serviço reposto dentro de um período de 48 horas.
A Hydro One já parou a prática de suspensão do serviço durante o inverno e disse que iria restabelecer o serviço a 1400 clientes cuja eletricidade foi cortada por não pagarem as suas faturas.
Wynne prometeu mais alívio e uma fonte familiarizada com as discussões disse que está a ser considerado um progressivo aumento de um desconto de oito por cento. O governo também está a considerar um alívio mais direcionado para as pessoas que estão particularmente em dificuldades, como as comunidades rurais e setentrionais e os contribuintes com baixos rendimentos.
Fonte: Canadian Press