

Kevin O’Leary, Michael Chong, Maxime Bernier e Lisa Raitt são os candidatos à liderança do Partido Conservador politicamente mais interessantes para os canadianos, de acordo com uma nova sondagem da Nanos.
Quase 15 por cento dos inquiridos disseram que achavam O’Leary mais apelativo. Ele foi seguido por Chong (9,2 por cento), Bernier (8,5 por cento), e Raitt (7,1 por cento).
Kellie Leitch, Erin O’Toole, Steven Blaney e Andrew Scheer foram preferidos por apenas cerca de dois por cento dos entrevistados. Um por cento ou menos disseram que preferiam Chris Alexander, Deepak Obhrai, Pierre Lemieux e Brad Trost.
Menos de 0,5 por cento dos entrevistados disseram que viam os candidatos Rick Peterson e Andrew Saxton como mais interessantes.
Mais de um terço, ou 34 por cento, indicou que nenhum dos 14 candidatos à liderança conservadora são politicamente apelativos para eles.
Quando as respostas de pessoas que não encontraram ninguém interessante foram excluídas, a percentagem de canadianos que achou O’Leary politicamente mais interessante subiu para 22,2 por cento. Seguiram-se Chong (14 por cento), Bernier (12,9 por cento) e Raitt (10,8 por cento).
O entrevistador Nik Nanos explicou que os resultados da pesquisa mostram que o despertar de interesse dos candidatos à liderança para os canadianos não é apenas sobre o reconhecimento do nome e exposição à Média.
Mas apenas porque esses candidatos são atraentes para os canadianos, isso não significa que eles vão ter um bom resultado na corrida pela liderança, uma vez que serão os membros do Partido Conservador a escolher o seu próximo líder, lembra Nanos.
Ele sublinha ainda que a forma como os canadianos – e os eleitores do partido – veem os candidatos poderá mudar significativamente ao longo da corrida pela liderança.
Metodologia
Os dados são baseados num inquérito telefónico e online híbrido – com uma amostra aleatória de 1000 canadianos, 18 anos de idade e mais velhos -, realizada entre 28 de janeiro e 1 de fevereiro.
Os participantes foram recrutados aleatoriamente por telefone usando agentes vivos e responderam a uma pesquisa online. A margem de erro para este tipo de sondagem é de ± 3,1 pontos percentuais.
Fonte: CTV News