

O governo do Ontário promete encontrar e remediar toda a contaminação por mercúrio que continua a envenenar pessoas nas Primeiras Nações de Grassy Narrows e Wabaseemoong, no canto noroeste da província.
“Estamos totalmente comprometidos em trabalhar com todos os parceiros para identificar todos os locais potencialmente contaminados e para criar e implementar um plano de ação de remediação abrangente para o rio Wabigoon inglês”, lê-se numa declaração emitida na segunda-feira pelo ministro do Meio Ambiente e pelo ministro das Relações Indígenas e Reconciliação.
O anúncio surge depois de uma reunião na sexta-feira entre a primeira-ministra Kathleen Wynne, o chefe da Grassy Narrows, Simon Fobister, e o ambientalista David Suzuki.
O mercúrio foi despejado no rio que flui através das duas primeiras nações do Noroeste do Ontário pela Reed Paper, a montante de Dryden, Ontário, nos anos 60 e princípio dos anos 70. Relatórios científicos recentes mostram que a água ainda está contaminada.
Mais de 90 por cento da população das Primeiras Nações de Grassy Narrows e Wabaseemoong mostram sinais de intoxicação por mercúrio, de acordo com uma pesquisa divulgada em setembro por especialistas japoneses que estudam a saúde das pessoas há décadas.
As primeiras nações têm vindo a pedir uma limpeza por mais de 40 anos e, recentemente, tiveram o apoio de alguns dos principais peritos científicos do mundo na resolução do problema do mercúrio.
O compromisso do Ontário também inclui lidar com as recentes revelações de um antigo trabalhador de moinho que falou à CBC News de uma lixeira de mercúrio oculta no local do antigo moinho.
De acordo com o comunicado do Ontário, os governos federal e provincial irão trabalhar com as Primeiras Nações como “parceiros-chave” no trabalho de remediação.
Além disso, os governos vão reformar o Mercury Disability Board, criado em 1986 como parte da resolução de uma ação judicial sobre a contaminação. Apenas cerca de um quarto das candidaturas enviadas ao conselho para pensões de invalidez relacionadas com o envenenamento por mercúrio são aprovadas.
Fonte: CBC News