

As célebres marmotas canadianas preveem que a primavera vai chegar mais cedo, visto que ambas não viram as suas sombras.
Wiarton Willie, do Ontário, e Shubenacadie Sam, da Nova Escócia, foram ambos saudados alegremente quando as suas previsões foram divulgadas pelos seus cuidadores na manhã de quinta-feira.
O folclore popular refere que se a marmota vê a sua sombra quando ela emerge da sua toca no Dia da Marmota, haverá mais seis semanas de inverno. Se a marmota não vê a sua sombra, então a tradição diz que a primavera está a caminho.
Shubenacadie Sam foi o primeiro a emitir uma previsão, pouco depois das 08:00 horas, com os responsáveis pela tradição a declarar que a marmota não viu a sua sombra.
No ano passado, Sam também previu a chegada precoce da primavera, embora o clima invernal se prolongasse por mais algum tempo.
Em Wiarton, Ontário – onde um festival que conduziu à “previsão oficial” de quinta-feira pela marmota da cidade começou no dia 27 de janeiro – uma multidão aglomerou-se em frente a um palco ao ar livre para saber o prognóstico de Willie.
O presidente da cidade ouviu a indicação do famoso roedor, antes de declarar “é uma primavera antecipada!”
Ao sul da fronteira, no entanto, uma marmota americana emitiu uma previsão diferente.
Os tratadores da mais famosa marmota da Pensilvânia, Punxsutawney Phil, disseram que o roedor peludo “previu” mais seis semanas de inverno depois de ver a sua sombra. Os membros do círculo íntimo de Phil que usavam um chapéu de ponta revelaram a sua “previsão” ao nascer do sol na quinta-feira.
Em realidade, a previsão de Phil é decidida antes do tempo pelo grupo no Gobbler’s Knob, uma pequena colina fora de Punxsutawney, Pa.
Fonte: Canadian Press