TTC ENFRENTA DÉFICE DE 77,4 MILHÕES DE DÓLARES APESAR DOS AUMENTOS TARIFÁRIOS E MAIORES TAXAS DE ESTACIONAMENTO

(Evan Mitsui/CBC)
(Evan Mitsui/CBC)
(Evan Mitsui/CBC)
(Evan Mitsui/CBC)

As pessoas irão pagar mais para estacionar em estações da TTC e para viajar num comboio ou autocarro, mas não esperem mais veículos a servir as rotas mais congestionadas de Toronto em 2017.
O CEO Andy Byford falou do orçamento de 1,954 mil milhões de dólares proposto pela TTC, durante uma reunião da comissão na segunda-feira, na qual os vereadores tiveram a primeira oportunidade de questionar os seus gastos. Byford disse à comissão de orçamento que de acordo com o seu plano o serviço não será nem alargado nem reduzido, mas a TTC ainda enfrenta um défice de 77,4 milhões de dólares.
A TTC já anunciou que vai subir as tarifas no próximo ano – uma decisão que, estima, vai gerar uma receita de cerca de 28 milhões de dólares, embora isso possa resultar num ligeiro declínio no número de passageiros – e o orçamento mostra que as taxas de estacionamento também irão subir entre um e dois dólares, dependendo do parque de estacionamento.
Além disso, a TTC registou um enorme aumento na procura pelo seu serviço WheelTrans, com Byford a dizer que poderá haver mais de um milhão de viagens em 2017. Esse aumento está a ser impulsionado por uma diretriz provincial que permitirá que as pessoas com problemas cognitivos usem o serviço, bem como aqueles com deficiência física.
Respondendo às perguntas do vereador Mike Layton, Byford disse que este orçamento não iria aliviar a aglomeração de pessoas em algumas estações, mas traria algum alívio, com a indicação de que todos os comboios na linha de metro Bloor deveriam ter ar condicionado no próximo verão.
A Assembleia Municipal procederá à votação do orçamento da TTC, com possíveis mudanças, no início de 2017.
Fonte: CBC News