

O ministro do governo Liberal, David Orazietti, está a renunciar à política provincial, preparando o cenário para uma eleição intercalar no círculo eleitoral do norte do Ontário cerca de um ano antes das próximas eleições gerais.
O ministro da Segurança Comunitária e Serviços Correcionais fez o anúncio no seu círculo eleitoral de Sault Ste. Marie, na sexta-feira, justificando que está a sair por motivos familiares.
“Uma carreira na política vem com muitos sacrifícios – para mim, isso significou perder muitos eventos familiares e marcos importantes na vida dos meus filhos”, disse o pai de dois filhos.
A renúncia de Orazietti entra em vigor imediatamente, com a primeira-ministra Kathleen Wynne a nomear o ministro do Trabalho, Kevin Flynn, para lidar temporariamente com aquela pasta ministerial. Orazietti permanecerá como membro do parlamento provincial para Sault Ste. Marie até ao final do mês.
Orazietti foi eleito pela primeira vez em 2003, e também atuou como ministro do Governo e dos Serviços ao Consumidor e ministro dos Recursos Naturais.
Wynne disse que embora vá ser sentida a falta de Orazietti na legislatura, ela está feliz por que a sua decisão significa que ele poderá passar mais tempo com a sua família.
A primeira-ministra terá que convocar uma eleição para Sault Ste. Marie nos próximos seis meses. O círculo eleitoral estava em posse do NDP antes da vitória de Orazietti em 2003, e uma eleição intercalar quase um ano antes das eleições provinciais em junho de 2018 poderá resultar numa corrida interessante, numa altura em que a popularidade da primeira-ministra está em queda.
Fonte: Canadian Press