

A agência federal de habitação do Canadá afirma que um súbito aumento das taxas de juro poderia fazer com que os preços das casas caíssem 30%, de acordo com um teste de stress que a agência realizou.
A Canada Mortgage and Housing Corp. diz que poderia resistir a esse cenário, mas o seu negócio de seguros hipotecários incorreria em perdas de 1,13 mil milhões de dólares.
A CMHC testou os seus negócios de seguros e de segurança de empréstimos hipotecários contra vários cenários extremos, incluindo uma correção do mercado de habitação nos Estados Unidos, um terramoto de grande magnitude que destrói infraestrutura crítica e uma queda prolongada dos preços do petróleo entre 20 a 30 dólares por barril.
A agência publicou os resultados desses testes, mas observou que nenhum dos cenários deve ser considerado uma predição ou uma previsão.
A CMHC aponta que, no caso de uma depressão económica “severa e prolongada”, os preços das casas poderiam cair 25%, o desemprego poderia aumentar para 13,5% e a seguradora poderia ter prejuízos de 3,12 mil milhões de dólares.
A CMHC informa que os testes confirmam que as suas participações de capital são suficientes.
Fonte: Canadian Press