

O governo Liberal nomeou um painel de cinco pessoas para fazer recomendações sobre a revisão do regulador nacional de energia.
O ministro dos Recursos Naturais, Jim Carr, disse que o grupo examinará a estrutura, o papel e o mandato do National Energy Board, que se envolveu em controvérsias sobre as revisões de propostas de oleodutos contestadas.
O painel deve apresentar um relatório a Carr até 31 de março.
Sob o governo conservador anterior, o conselho recebeu o poder de fazer avaliações ambientais e consultas públicas sob linhas de tempo específicas e limitadas.
O governo de Trudeau anunciou em janeiro passado que estava a reforçar o processo de revisão existente para grandes projetos de energia, acrescentando um exame das emissões de gases de efeito estufa e proporcionando mais consultas públicas além das audiências do National Energy Board.
O novo painel será copresidido por Helene Lauzon, presidente do conselho de negócios do Québec para o meio ambiente e pelo ex-deputado liberal Gary Merasty, que é presidente da Des Nedhe Development.
A lista completa dos membros do painel:
– David Besner, presidente do Instituto de Energia de New Brunswick
– Wendy Grant-John, a primeira mulher eleita Chefe Regional da Assembleia das Primeiras Nações da Colúmbia Britânica, e consultora sénior da Deloitte
– Brenda Kenny, ex-presidente e CEO da Canadian Energy Pipeline Association
– Hélène Lauzon, presidente do Conselho patronal do meio ambiente do Québec
– Gary Merasty, ex-PM Liberal de Saskatchewan
Fonte: Canadian Press