

O governo liberal de Kathleen Wynne está a saudar a assinatura do acordo de livre comércio entre o Canadá e a União Europeia.
O ministro do Comércio Internacional Michael Chan divulgou um comunicado na noite de domingo dizendo que estava “entusiasmado” por ter sido dado um “passo importante” para a implementação do acordo.
Após sete anos de duras negociações, os atrasos e o drama do prazo final, o Primeiro-Ministro Justin Trudeau assinou finalmente o acordo económico e comercial global entre o Canadá e a União Europeia – conhecido como CETA – em Bruxelas, na manhã de domingo.
O acordo ainda precisa ser ratificado pelo Parlamento Europeu, bem como por uma miríade de governos dos países envolvidos.
Mas Chan sublinha que a redução de barreiras comerciais entre o Canadá e a União Europeia acabará por resultar na criação de 30.000 novos postos de trabalho no Ontário e um impulso de 4,5 mil milhões de dólares para o PIB da província.
Ele deixa a nota de que as exportações do Ontário para países da União Europeia totalizaram mais de 19 mil milhões de dólares no ano passado, tornando a UE o segundo maior parceiro comercial da província. E acrescenta que o Ontário continuará a trabalhar em estreita colaboração com o governo federal para garantir que a província recebe o benefício máximo do CETA.
Fonte: Canadian Press