Lisboa, 20 out (Lusa) – As remessas dos emigrantes portugueses a trabalhar em países lusófonos subiram 0,9%, para 20,5 milhões de euros em agosto, enquanto as verbas enviadas pelos trabalhadores destes países africanos em Portugal caíram 11,3%.
De acordo com os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, a subida das remessas dos emigrantes em agosto face ao período homólogo do ano anterior acontece pela primeira vez desde 2013, o último verão antes da descida do preço das matérias-primas e consequente crise económica nos maiores produtores de petróleo em África.
Em agosto de 2013, as remessas tinham subido de 26,4 milhões, no período homólogo do ano anterior, para 26,8 milhões de euros, e começaram aí a descida para 23,6, em 2014, e 20,3, em agosto do ano passado.
