MORNEAU DIZ QUE É IMPOSSÍVEL PREVER O IMPACTO DAS NOVAS REGRAS DE HABITAÇÃO

Foto de arquivo. (THE CANADIAN PRESS/Jonathan Hayward)
Foto de arquivo. (THE CANADIAN PRESS/Jonathan Hayward)
Foto de arquivo. (THE CANADIAN PRESS/Jonathan Hayward)
Foto de arquivo. (THE CANADIAN PRESS/Jonathan Hayward)

O ministro das Finanças Bill Morneau diz que é “impossível dizer com absoluta clareza” quais serão os impactos das novas regras para hipoteca introduzidas por Otava no início deste mês.
O governo federal anunciou uma série de mudanças destinadas a estabilizar os mercados da habitação do país, incluindo as regras mais apertadas para hipoteca que irão colocar novos limites ao montante que alguns compradores podem pedir emprestado.
As novas regras significam que a partir de 17 de outubro, todas as hipotecas seguradas terão que passar por um teste de stress para garantir que os mutuários ainda poderão fazer os seus pagamentos, mesmo se as taxas de juros subirem no futuro.
Anteriormente não eram necessários os testes de stress para as hipotecas de taxa fixa com mais de cinco anos.
Otava também resolveu uma brecha fiscal de modo que apenas os residentes no Canadá podem usar a isenção do imposto sobre a residência principal. A isenção permite que os proprietários evitem pagar imposto sobre as mais-valias quando vendem uma casa, desde que tenham estado a viver nela.
Morneau fez os seus comentários após uma reunião com economistas do setor privado para discutir as suas perspetivas antes do governo fazer a atualização económica e fiscal deste outono.
Morneau não abriu a boca para falar dos detalhes da atualização, que é esperada nas próximas semanas. Também não indicou uma data precisa para quando a apresentação da atualização económica e fiscal.
Fonte: Canadian Press