BANCO NACIONAL DE ANGOLA COM APOIO DE PORTUGAL PARA TER RECONHECIMENTO DO BCE

LusaLuanda, 09 out (Lusa) – O Banco Nacional de Angola vai contar com o apoio de Portugal no processo técnico para vir a ser aceite como equivalente de supervisão bancária do Banco Central Europeu (BCE), anunciou o governador da instituição angolana.

A informação foi prestada por Valter Filipe à margem das reuniões anuais do Fundo do Monetário Internacional e do Banco Mundial, que decorrem em Washington desde 04 de outubro e depois de o governador do Banco Nacional de Angola (BNA) ter já reunido em setembro, em Lisboa, com o governador do Banco de Portugal.

“Nós temos hoje o desafio ao nível europeu, que fazemos parte da lista da equivalência da supervisão bancária com o BCE. Para tal, vamos celebrar um acordo e um trabalho conjunto com o Banco de Portugal, no sentido de criarmos todo o trabalho necessário para que Angola, o mais rápido possível, entre e seja aceite como um banco de equivalência de supervisão com o BCE”, disse Valter Filipe, em declarações emitidas hoje pela rádio pública angolana.