
Bratislava, Eslováquia, 27 set (Lusa) – O ministro da Defesa Nacional disse hoje que a Comissão Europeia tem como “incumbência construir o modelo de um fundo europeu de defesa”, apostando num plano de ação que incide sobretudo na criação de uma base industrial.
Em declarações à agência Lusa pelo telefone no âmbito da reunião informal dos ministros da defesa da União Europeia que decorreu na segunda-feira e hoje em Bratislava, na Eslováquia, José Alberto Azeredo Lopes anunciou que “a União Europeia – e a Comissão Europeia em particular – têm como incumbência construir o modelo de um fundo europeu de defesa”.
“É preciso depois ver como é que esse fundo se vai alimentar. Portugal tem que ter uma posição de relativa cautela nesse domínio porque não estamos em tempo de grandes despesas, mas do que se trata é de robustecer gradualmente o acesso, nomeadamente através de crédito através de empréstimos do BEI [Banco Europeu de Investimento], da indústria de defesa que preencha os critérios do tal plano de ação”, explicou.
