FMI RECUSA MAIS INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURAS ENERGÉTICAS

LusaLisboa, 22 set (Lusa) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou hoje que não se avancem com mais investimentos em infraestruturas energéticas até que o custo dos que já foram feitos em Portugal tenha sido totalmente recuperado.

“Para acelerar o défice tarifário, não deve haver investimentos em infraestruturas energéticas até que o custo dos investimentos anteriores tenha sido totalmente recuperado”, defende o FMI no relatório divulgado hoje, relativo à missão de monitorização pós-programa e à missão ao abrigo do artigo IV, que decorreram em simultâneo no final de junho.

Limitar os custos da energia é uma das prioridades que o FMI defende para o setor público, no âmbito de um “programa ambicioso de reformas estruturais” que, insiste, continua a ser necessário não só para o esforço de consolidação orçamental, mas para promover o crescimento e a competitividade.