

Dois autores canadianos integram a lista restrita de seis escritores para o Man Booker Prize.
Madeleine Thien, de Vancouver, e David Szalay, natural de Montreal, foram nomeados em Londres na terça-feira juntamente com dois autores americanos e dois autores britânicos que também disputam o prestigioso prémio.
Szalay, que agora reside na Hungria, recebeu a nomeação para o seu livro “All That Man Is”.
A história tem lugar em várias cidades europeias e segue a vida de homens em diferentes fases de suas vidas, desde a adolescência até à velhice.
Thien foi reconhecida por “Do Not Say We Have Nothing”. A história tem lugar na China antes, durante e após os protestos de 1989 na Praça Tiananmen.
Thien, agora a morar em Montreal, disse à Canadian Press no mês passado, quando ela entrou na lista (mais extensa) do Man Booker que a sua história envolve três músicos chineses que estão a estudar música clássica ocidental no Shanghai Conservatory of Music em 1960.
O romance explora a revolução que ocorreu sob o domínio de Mao Zedong e as muitas campanhas políticas que afastaram as vidas das pessoas.
O livro de Thien, também foi escolhido para o ScotiaBank Giller Prize do Canadá na semana passada. O autor vencedor desse prémio será anunciado a 7 de novembro.
Os outros autores que completam a lista curta do Man Booker Prize são os americanos Paul Beatty para ‘The Sellout” e Ottessa Moshfegh para “Eileen”, mais os escritores britânicos Deborah Levy para “Hot Milk” e Graeme Macrae Burnet para “His Bloody Project”.
Fundado em 1969, o prémio foi anteriormente aberto a escritores do Reino Unido, da Irlanda e da Commonwealth, mas foi alargado em 2014 para incluir todos os autores de língua Inglesa.
O vencedor do prémio de 50.000 libras (87.000 dólares canadianos) será anunciado no dia 25 de outubro. Cada um dos seis escritores na lista curta vai receber 2.500 libras (4.300 dólares canadianos).
O prémio literário britânico, que geralmente traz ao vencedor um enorme impulso de vendas, recebe o nome do seu patrocinador, a empresa de serviços financeiros Man Group PLC.
O escritor jamaicano Marlon James venceu o Man Booker Prize de 2015 pelo seu livro “Uma Breve História dos Sete assassinatos”.
Fonte: Canadian Press