

(Sean Kilpatrick / THE CANADIAN PRESS)
O Banco do Canadá manteve a sua taxa de juro principal estável em 0,5 por cento na quarta-feira, mas levantou preocupações após o setor de exportação ter ficado aquém das expetativas no início deste ano.
A economia canadiana contraiu a um ritmo anual de 1,6 por cento no segundo trimestre, mais rápido do que o ritmo de 1,0 por cento que tinha sido previsto pelo Banco do Canadá no seu relatório de política monetária em julho.
O recuo veio devido aos incêndios florestais de Alberta em maio e uma queda nas exportações que foi maior e mais ampla do que o esperado, indicou o banco.
No entanto, a economia cresceu em junho e os últimos números do comércio da Statistics Canada mostraram ganhos nas exportações em julho.
No seu relatório de política monetária de julho, o Banco do Canadá prevê uma recuperação do crescimento económico no terceiro trimestre a um ritmo anual de 3,5 por cento antes de abrandar para um ritmo de 2,8 por cento nos últimos três meses do ano.
O banco não atualizou o relatório de política monetária na quarta-feira, mas disse que a inflação estava “mais ou menos” em linha com as suas expectativas, com a inflação total abaixo da meta de dois por cento e as medidas centrais da inflação à volta de dois por cento.
O banco central também observou que há “sinais preliminares de uma possível moderação no mercado imobiliário de Vancouver”. No entanto, salientou que as “vulnerabilidades financeiras” permanecem elevadas e continuam a subir.
Fonte: Canadian Press