TTC ESTÁ A PONDERAR A NUMERAÇÃO DAS LINHAS DE METRO

TTC

TTCA Comissão de Trânsito de Toronto (TTC, na sigla em inglês) está a considerar usar números para se referir às linhas de metro de Toronto, de modo a tornar o sistema mais fácil de navegar.
As alterações são descritas num relatório chamado de New Wayfinding Standards, apresentado à direção, na quarta-feira à tarde.
A esperança é que o novo sistema venha a ser mais amigo do utilizador, especialmente para os passageiros ocasionais, turistas e pessoas com barreiras linguísticas ou cognitivas. A TTC diz que vai também funcionar bem com a tecnologia móvel e não será caro de implementar.
Presentemente, o serviço numa rota – como a linha Yonge-University-Spadina – usa muitos nomes: YUS, Yonge subway e Spadina trains, por exemplo. O problema poderá piorar, à medida que a linha se estenda até Vaughan, refere o relatório.
Se o novo sistema for aprovado, a linha Yonge-University-Spadina tornar-se-á 1; Bloor-Danforth 2, a Scarborough RT 3, a linha Sheppard 4 e futuras linhas serão numeradas em ordem crescente.
A TTC diz que os nomes familiares – Bloor-Danforth, Sheppard, etc. – vão continuar a ser usados juntamente com os números, em muitos casos. Um projeto-piloto para testar as mudanças pode acontecer até ao final do ano, nas estações da Bloor-Yonge e St. George.
Paris – que tem 16 linhas de metro – usa um sistema de numeração, e New York City – que tem 24 – usa uma combinação de números e letras.