

O CEO do Royal Bank David McKay diz que o credor está a “monitorizar de perto” os mercados imobiliários em Vancouver e Toronto, onde os preços das casas têm subido a um ritmo vertiginoso.
“A curta oferta de casas unifamiliares em ambas as cidades – juntamente com a significativa procura alimentada pela formação de famílias, incluindo a imigração líquida – tem impulsionado a forte valorização do preço”, disse McKay, durante uma teleconferência para discutir os resultados do banco durante o terceiro trimestre.
McKay acrescentou que ele apoia o plano de Otava de formar um grupo de trabalho para estudar o mercado imobiliário e desenvolver recomendações para mitigar alguns dos riscos decorrentes da combinação de aumento dos preços das casas e níveis recorde de dívida do consumidor.
Os executivos do RBC, que registou um lucro líquido de 2,895 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, foram bombardeados com perguntas sobre a carteira de hipotecas residenciais do banco durante a teleconferência de quarta-feira.
Os analistas queriam saber quais os planos de contingência que o banco tem em vigor, em caso de uma desaceleração dos preços das casas.
O chefe do escritório de riscos do RBC Mark Hughes apontou o processo “diligente” do banco para a verificação dos rendimentos dos mutuários e observou que o banco não participa no segundo mercado de hipoteca ou oferece empréstimos hipotecários subprime.
Hughes também destacou o fato de que 48 por cento da carteira de crédito está assegurado, acima dos 46 por cento no ano passado.
Fonte: Canadian Press