

A Polícia Montada adotou uma nova política de uniforme para permitir que os oficiais muçulmanos do sexo feminino possam usar o hijab.
Scott Bardsley, porta-voz do ministro de Segurança Pública Ralph Goodale, confirmou que Bob Paulson, o Comissário da Real Polícia Montada do Canadá (RPMC) aprovou recentemente um aditamento à política de uniforme para permitir que os policiais do sexo feminino possam usar o lenço de cabeça “se assim o desejarem”.
“A Polícia Montada do Canadá é um serviço de polícia progressivo e inclusivo que valoriza e respeita as pessoas de todas as origens culturais e religiosas”, disse Bardsley, através de um email.
Ele observou que os membros masculinos da fé Sikh têm sido autorizados a usar o turbante como parte do uniforme RPMC desde o início da década de 1990.
Esse direito foi conquistado por Baltej Singh Dhillon, um jovem praticante Sikh que queria tornar-se um Mountie mas também queria usar um turbante no local de trabalho.
A decisão do governo federal em 1990 para acabar com a proibição provocou um debate emocional e protestos generalizados em todo o Canadá.
Bardsley salientou que a nova política destina-se a refletir melhor a diversidade nas comunidades canadianas e para encorajar mais mulheres muçulmanas a considerar a RPMC como uma opção de carreira. Não se sabe quantas, se alguma, as mulheres da Polícia Montada que usam presentemente o hijab.
Bardsley acrescentou que a RPMC será a terceira força policial canadiana a adotar a política do hijab, seguindo-se aos serviços de polícia de Edmonton e Toronto. Os serviços de polícia em todo o Reino Unido, na Suécia e na Noruega, e alguns em estados dos EUA, também adotaram políticas semelhantes.
Fonte: CBC News