

O governo Liberal do Ontário está a defender um anúncio de financiamento público que promove um acordo para reforçar o Plano de Pensão do Canadá – um programa federal.
A propaganda de rádio diz: “O Ontário tem vindo a trabalhar para ajudar a eliminar a lacuna de poupança reforma” e “o reforço do CPP irá ajudar a eliminar a diferença e reforçar a segurança de aposentação para os trabalhadores canadianos.”
O Auditor Geral do Ontário, Bonnie Lysyk, diz que ela não teria aprovado o anúncio de acordo com as regras anteriores, mas os Liberais alteraram as mesmas no ano passado, e agora ela diz que as novas regras removem a sua discrição para vetar anúncios que ela entende ser de cariz partidário.
Neste caso, ela argumenta que este anúncio é mais de “autocongratulação” do que informativo para os Ontarianos, e o assunto do referido é mais de jurisdição federal – e não é um acordo concluído.
A ratificação do acordo de princípio para reforçar o CPP foi adiada no mês passado quando a Colúmbia Britânica se recusou a assinar até ao final do prazo, justificando que precisava de mais tempo para ouvir o feedback do público.
Uma porta-voz do ministro das Finanças do Ontário diz que o acordo no CPP não teria sido possível sem um empurrão do Ontário e o governo tem “a responsabilidade de sensibilizar e comunicar informações sobre os programas e serviços que afetam os Ontarianos.”
Fonte: Canadian Press