

O Ministro de Segurança Pública do Canadá, Ralph Goodale, anunciou que o governo vai investir 138 milhões de dólares no programa de detenção da imigração do país.
As instalações de detenção de imigrantes em Vancouver e Laval, Quebec, também estão definidas para ser substituídas.
Goodale, que fez o anúncio na segunda-feira no Immigration Holding Centre de Laval, diz que o objetivo é fazer da detenção um último recurso.
O governo vai começar as consultas com diversas partes interessadas, com o objetivo de encontrar alternativas e formas de minimizar o número de menores detidos.
De acordo com a Agência de Serviços de Fronteira do Canadá, há, em média, 450 a 500 pessoas que são detidas em qualquer momento no âmbito da Lei de Imigração e Proteção de Refugiados.
A End Immigration Detention Network aponta que 15 pessoas morreram em detenção enquanto em custódia da CBSA desde 2000.
Uma investigação da Cruz Vermelha em 2014 encontrou inúmeras deficiências nas instalações para imigrantes detidos, incluindo superlotação e cuidados de saúde mental inadequados.
Os recém-chegados são muitas vezes mantidos em prisões ou instalações da polícia provincial ao lado de membros de gangues suspeitos e criminosos violentos.
Os objetivos da reforma
– Aumentar a disponibilidade de alternativas à detenção.
– Reduzir o uso de prisões provinciais para a detenção de imigrantes.
– Evitar deter menores nas instalações, tanto quanto possível.
– Melhorar os cuidados de saúde física e mental oferecidos aos detidos.
– Manter o pronto acesso a instalações para agências como a Cruz Vermelha, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, bem como consultores jurídicos e espirituais.
– Aumentar a transparência.
Fonte: CBC News/com arquivos da Canadian Press