CANADIANOS INSTADOS A TOMAR PRECAUÇÕES DEPOIS DE VÍRUS ZIKA DESCOBERTO EM MIAMI

ZikaA Agência de Saúde Pública está a dizer às mulheres canadianas grávidas que visitaram a área de Miami, na Flórida, em ou a partir de 15 de junho para tomarem precauções contra o vírus Zika.
O aviso vem depois que autoridades de saúde dos EUA disseram que os mosquitos, aparentemente, começaram a espalhar o Zika no continente dos EUA.
O Chief Public Health Officer Dr. Gregory Taylor disse na terça-feira que, por causa de que quatro milhões de canadianos visitam a Flórida, anualmente, um número desconhecido poderia ser afetado pela recente descoberta nos EUA.
Taylor disse que todas as mulheres grávidas que visitaram a área em ou após 15 de junho devem ver os seus médicos de família para testes.
Ele acrescentou que as mulheres que estiveram na região devem esperar dois meses antes de tentar engravidar. E porque o vírus pode permanecer no esperma, os homens devem esperar seis meses antes de tentar engravidar uma parceira.
A agência também está a aconselhar as mulheres grávidas e aquelas a planear uma gravidez para evitarem viagens para a área no sul da Flórida e em outros países com casos de transmissão do vírus Zika.
Taylor observou que 80 por cento das pessoas infetadas não apresentam sintomas, e que o principal risco é o efeito potencial sobre o feto durante a gravidez. O vírus tem sido associado a defeitos de nascimento. No entanto, ele disse que o risco de Zika para os canadianos no Canadá permanece baixo.
Ele salienta que não houve casos de pessoas infetadas por mosquitos no Canadá. “Os mosquitos conhecidos por transmitir o vírus não estão estabelecidos no Canadá e não estão adaptados ao nosso clima.”
Segundo ele, foram realizados testes em seis espécies diferentes de mosquitos canadianos, e a pesquisa mostra que eles não são capazes de transmitir o vírus.
As autoridades de saúde canadianas estão a monitorizar a situação com os seus homólogos dos EUA e com a Organização Mundial de Saúde.
Fonte: Canadian Press