ONTÁRIO VAI PARAR DE PAGAR OPIÓIDES NUM ESFORÇO PARA REDUZIR A DEPENDÊNCIA

Foto de arquivo. THE ASSOCIATED PRESS/Tom Gannam
Foto de arquivo. THE ASSOCIATED PRESS/Tom Gannam
Foto de arquivo. THE ASSOCIATED PRESS/Tom Gannam
Foto de arquivo. THE ASSOCIATED PRESS/Tom Gannam

O Ontário vai ser a primeira província a parar de pagar por altas doses de opióides de longa ação como parte de um esforço para reduzir o “problema crescente” do vício analgésico na província.
O Ministério da Saúde diz que vai retirar as altas doses de analgésicos do Ontario Drug Benefit Formulary, que cobre o custo dos medicamentos para pessoas que têm 65 anos de idade (ou mais), vivem em uma casa de cuidados de longo prazo, recebem assistência social ou têm custos elevados com os medicamentos face ao seu rendimento.
Os fármacos afetados incluem comprimidos de 200 miligramas de morfina, 24 miligramas e 30 miligramas de cápsulas de hidromorfona e 75 microgramas por hora e 100 microgramas por hora (patches) de fentanil.
O Fentanil, em particular, tem dominado as manchetes em todo o Canadá.
No início deste mês, o escritório do legista da Colúmbia Britânica anunciou que o fentanil foi um fator principal em um grande surto de mortes por overdose na província.
A polícia do noroeste do Ontário advertiu em junho que alguns medicamentos que estão a ser vendidos na rua como analgésicos (marca Percocet) e oxicodona podem, em realidade, ser fentanil.
E um estudo recente mostrou que os presos provinciais do Ontário são 12 vezes mais propensos do que o público em geral a morrer de uma overdose de drogas dentro do primeiro ano após a sua libertação da prisão, e 77 por cento dessas mortes envolveram opióides.
Fonte: Canadian Press